Friday 18 September 2009

Os "Chocalhos" estão novamente aí!!

O Chocalhos 2009 - Festival dos Caminhos da Transumância está aí!

É a oitava edição dos Chocalhos! Mais um ano em que Alpedrinha muda de cara e se transforma radicalmente!
Há até quem diga que é o Bairro Alto da Beira Interior, termo bastante descritivo, diria, para o que por lá se passa este fim de semana!!


O festival decorre em Alpedrinha, de 18 a 20 de Setembro (começa hoje!!) e tem animação para todos os gostos!! Animação de rua, caminhadas com rebanhos (ou nao fosse um festival de transumância, a prática pastoril ainda muito praticada por aqueles lados!), tasquinhas por todo o lado, concertos, venda de produtos locais, e muita festa pelas ruas, que se animam até altas horas!!
E este ano conta com a participação de Tereza Salgueiro (ex-vocalista dos Madredeus), que protagonizará um concerto na igreja matriz de Alpedrinha, em conjunto com o Lusitânia Ensemble.

O programa oficial está aqui!

É passar por lá e desfrutar do festival, que é mesmo do melhor!!

Tuesday 1 September 2009

Setembro em Vindimas

É época de vindimas nas Martianas.

Os proprietários das vinhas, essencialmente para usufruto particular, estão atarefados com a apanha da uva, que depois esmagam, deixando a repousar durante alguns dias, para depois "tirar a aguardente" e fazer o vinho.

É uma época de muito trabalho, mas depois sabe bem desfrutar do produto final, o vinho das suas próprias vinhas, feito com as suas mãos!

Pelo menos para quem gosta de vinho caseiro... ;)

Bom trabalho, vindimeiros!