Tuesday 30 October 2007

É época de azeitonas!! Venha a Lagarada!!

Vem aí a época da "apanha da azeitona"!

Costuma ser nesta altura, de inícios de Novembro, e geralmente caracteriza-se por ser uma época de muito frio, tornando a tarefa ainda mais árdua do que já é!

Mas este ano o tempo parece ajudar, já que o Verão teima em não querer ir embora! :) Não sei é se isso é bom para as azeitonas.... Mas não se pode ter tudo, né?? :))

E depois da "apanha", segue-se a já habitual Lagarada!! A almoçarada, seguida de jantarada, organizada pelas mulheres das Martianas, e que nos permite saborear uma fantastica Feijoada e uma maravilhosa Lagarada, uma espécia de "meia desfeita", em que se desfaz o bacalhau, se misturam as batatas e as couves e se rega tudo com o delicioso azeite acabadinho de sair do Lagar!... Mmmmmmmm.......

Já experimentei, e recomendo vivamente!!

Este ano terá lugar no dia 1 de Dezembro, e custará a cada comensal a módica quantia de 10€, preço bastante atractivo, tendo em conta que inclui almoço, jantar, e ainda o belo do bailarico, bem ao jeito dos Martianenses!!

Inscrevam-se já, não vão acabar as reservas! ;)

2 comments:

Amélia Lisboa said...

que bom ver as Martianas na Net. e foi por acaso, talvez por nostalgia. ainda que não me recorde de viver nas Martianas foi lá que nasci. e lá regresso todos os anos, ainda que por pouco tempo. para acompanhar a minha mãe, nascida e criada nesta terra cheia de histórias, que todos os anos relembra junto das comadres, amigas, sobrinhas...é um prazer voltar todos os anos e rever a família... sentir os cheiros... os sabores, da sopa, da agua, da fruta colhida da árvore, no Carrascal... da coalhada da prima Ana... enfim, nesta vida de correria, perdem-se tantas coisas simples, que nas Martianas reencontro. Obrigada por este espaço, que a partir de agora vou passar a visitar assiduamente.
Amélia Lisboa

Unknown said...

Olá Amélia!

Pois é, eu nem lá nasci, mas aquela pequenita terra tem destas coisas, faz-nos parar e apreciar a beleza das coisas simples da vida.

Obrigada pelo comentário!