Thursday 14 June 2007

Gastronomia II - Queijos

(Data original: 16/Agosto/2004)

Tipicamente, beirões, os queijos de cabra ou de ovelha são umas das delicias da Beira Baixa.... Acompanhados de um belo vinho tinto, constituem um magnífico repasto! :)))


Os queijos da zona dividem-se em três tipos:
- o Queijo de Castelo Branco

- o Queijo amarelo da Beira Baixa

- e o Queijo picante da Beira Baixa


Seguem-se algumas breves descrições dos diferentes tipos de queijos:
- Queijo de Castelo Branco:

“É um queijo curado, de pasta semifina ou semimole, ligeiramente amarelado, com alguns olhos pequenos e obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha, estreme, por acção de uma infusão de cardo (Cynara cardunculus, L.)”.A área geográfica de produção abrange algumas freguesias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão e Idanha-a-Nova.
- Queijo Amarelo da Beira Baixa:

“É um queijo curado, de pasta semifina ou semimole, ligeiramente amarelado, com alguns olhos irregulares e obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha, estreme, ou mistura de leite de ovelha e cabra, por acção do coalho animal”.
- Queijo Picante da Beira Baixa:

“É um queijo curado, de pasta dura ou semidura, branco sujo a acinzentado, sem olhos ou com pequenos olhos irregulares e obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de ovelha ou de cabra, estreme ou em mistura, por acção do coalho animal”.


E até tem direito a certificação e tudo!! :))



Como se atesta em seguida:
"A área geográfica de produção dos Queijos Amarelo da Beira Baixa e Picante da Beira Baixa abrange os concelhos de Castelo Branco, Fundão,Belmonte, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã e Oleiros e algumas freguesias do concelho da Covilhã.O uso da Denominação de Origem obriga a que os queijos sejam produzidos de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção de leite, higiene da ordenha, conservação do leite e fabrico do produto. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Denominação de Origem. Os Queijos da Beira Baixa devem ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.

Comercialmente podem apresentar-se:
- o Queijo de Castelo Branco com um peso compreendido entre 800 g a 1.300g,
- o Queijo Picante da Beira Baixa com um peso compreendido entre 400 g a 1.000g,
- o Queijo Amarelo da Beira Baixa com um peso compreendido entre 600 g a 1.000g.

Os Queijos da Beira Baixa mantém a forma tradicional de fabrico e revelam características atribuíveis ao leite e, portanto, à forma tradicional de maneio das ovelhas."

Pessoalmente, confesso que gosto de ir lá ao cantinho de uma das senhoras que fabrica e vende os queijos, prová-los por lá, daquela forma peculiar, que consiste em tirar um pequeno triângulo de queijo, de cuja ponta interior se tira um bocadinho para dar ao provar ao cliente, e se volta a colocar, disfarçando o 'estrago' como se nada se tivesse tirado. Não sei se o queijo é certificado, se respeita todos os critérios necessários para ser considerado um queijo de qualidade... Mas que é delicioso, isso é!! :))

(Citações retiradas de
http://www.idrha.min-agricultura.pt/produtos_tradicionais/queijos/beira_baixa.htm)

No comments: