Wednesday 9 May 2007

Cantinhos: as fragas

(Data originial: 11/Agosto/2004)

No leito da ribeira do Taveiró, encontramos uma área de pedras de todos os tamanhos, desde pequenos cabeços, a enormes pedregulhos maiores que muitas casas! Todos aglomerados ao longo de poucos kms, como se gigantes tivessem por ali passado e as tivessem juntado todas no mesmo sitio!

As Fragas são uma zona muito rochosa, com rochas de granito típico daquela região da beira, que se amontoam no leito da ribeira do Taveiró. Diz quem já percorreu aqueles caminhos em tempos de pobreza e trabalho árduo, que ali se encontram grutas com mais de 40 metros de profundidade. Nunca tive a sorte de as encontrar, mas já estive numa gruta com uma profundidade de uns 10, 15 metros, e com direito a morcegos e tudo... :):)

É um sitio muito giro para fazer caminhadas com algum grau de dificuldade, dado o acidentado do terreno, e para espiritos mais radicais, também se arranjam uns cabeços bons para fazer um bocadinho de rappell. Já experimentei num cabeço com cerca de 10 a 15 metros de altura (mas conseguem-se encontrar alguns mais altos) e foi uma experiência muito gira!!! Talvez por ser a primeira vez, não sei... ;))

Contam-se ainda histórias que dizem terem-se passado na zona das Fragas, algumas sobre animais selvagens (leia-se, lobos, que eram frequentes na região em tempos idos), outras sobre crenças, superstições e há quem diga, episódios reais. A seu tempo, colocaremos aqui algumas...

Recomendo o sitio para passeios longos, sugerindo no entanto serem feitos acompanhados, preferencialmente por pessoas que conheçam a zona, e equipados com bom calçado, próprio para caminhadas, uma garrafita de água fresca, que o calor às vezes aperta, e roupa adequada, tendo em conta que o caminho pode tornar-se denso para os que se aventuram a sair da estrada.

Recomenda-se ainda o regresso antes do anoitecer, visto que é fácil uma pessoa se perder quando não conhece aqueles caminhos, e a rede de telemóveis naquela zona não é das melhores...

No entanto, com as devidas precauções, que não se exige serem muitas, mas as adequadas, desfruta-se um excelente passeio numa região com uma geografia muito curiosa e muitas histórias não menos curiosas.


No comments: