Thursday 3 May 2007

Edificios: A Escola das Martianas

(Data original: 11/Agosto/2004)

Desde a década de 40 do século passado que as crianças das Martianas puderam passar a assistir às aulas sem terem de se deslocar para outras terras.

A escola funcionou durante muitos anos, mas actualmente, por insuficiência de alunos, encontra-se desactivada, tendo sido cedida à Liga dos Amigos das Martianas, que a exploram como centro de recreio.

Têm actualmente um pequeno bar, uma esplanada nas traseiras, e na antiga sala de aula encontramos algumas mesas e cadeiras, onde nos podemos sentar a ler um dos livros que podemos encontrar nas antigas prateleiras utilizadas por alunos de outras décadas para colocar os seus haveres enquanto brincavam nos recreios.

Infelizmente, por ser explorada por pessoas da terra que têm outras actividades para além da exploração da escola, só podemos usufruir das suas instalações aos fins de semana.... Mas já é bom!
A Associação Recreativa e Cultural dos Amigos das Martianas (ARCAM) têm feito um excelente trabalho de recuperação do edifício, que incluiram pequenos restauros no telhado, arranjos do soalho, pintura interior e exterior do edifício, e decapagem das paredes interiores da antiga sala de aula, que permitiram deixar à vista do visitante a fantástica parede de pedra de granito que tão característica é daquela zona!

A Escola é como que um marco da aldeia, já que fica situada num pequeno planalto, e é dos primeiros edificios a ser visualizado quando se chega à aldeia, principlamente pelo acesso da Orca.

Recomendo ao visitante sentar-se nos degraus à entrada da Escola no final da tarde, quando o sol se põe e o céu se enche de cores unicas. Respire fundo, liberte a mente e encha o peito com aquele ar, enquanto olha para o horizonte recortado pelas laranjeiras de um lado, as oliveiras do outro, e a Serra da Gardunha lá ao fundo. E aproveite o momento....


No comments: