Wednesday 9 May 2007

Martianas - um pouco de História

(Data original: 11/Agosto/2004)

Umas das três aldeias abrangidas pela freguesia da Orca, as Martianas datam, julga-se, do séc. XIII.

Em cerca de 1245, surgiu a povoação das Zebras, e sensivelmente por essa altura ou antes, Alpedrinha, Catrão, Torre, Mata da Rainha (já atestada em 1214 com a designação de Mata de Porcis), Aldeia de Sta. Margarida, S. Miguel d'Acha, e claro, as Martianas.

A origem do nome Martianas está claramente ligada ao seu primeiro donatário e/ou povoador, Martinh'Annes, que pode ter sido um alcaide de Castelo Novo, e que vem citado num documento de 1290, transcrito no final do Tombo da Comenda de Castelo Novo, de 1505.

Em 1320, a Aldeia de Martim Anes já tinha igreja, com a invocação de Santa Maria e sob a jurisdição da Ordem de Cristo, como consta no citado Catálogo de 1320/21. Na segunda metade desse século, porém, já se encontrava com "mingua de moradores" (conforme refere documento de 1381), consequência talvez da peste negra de 1348 e das guerras fernandinas com Castela.

As Martianas pertenceram em tempos à Covilhã. Mais tarde, apesar de estarem integradas na freguesia da Orca para efeitos religiosos, passaram a pertencer ao termo e concelho de Penamacor, devido a uma deliberação de D. Fernando, dada em Trancoso a 27 de Outubro de 1478, com vista a dotar o pequeno concelho de Penamacor, tão flagelado com frequentes arremetidas castelhanas, de melhores possibilidades de defesa - "para que se milhor podesse povoar e defender dos imigos". (ANTT, Chancelaria de D. Fernando)

No comments: